sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Enlaces disticus



Composição poética criada pela poetisa Aila Brito.
Segundo a autora, o nome deve-se ao entrelaçamento dos dísticos que formam uma décima.
São características do enlaces disticus:
estrofes: 5 dísticos (condensados, ligados, compactos), que formam uma décima e de um dístico ou monóstico, finalizando o poema;
métrica: dispensa
rima: emparelhada AABBCCDDEE; o dístico ou o monóstico final, ou rimam com o primeiro dístico (AA ou A), ou tem nova rima (FF ou F);
título: é intitulado;
assunto: todos os assuntos podem gerar enlaces dísticos.



Minhas rosas

Na erma tarde, atinge-me o aroma das rosas...
Amarelas, vermelhas, brancas...maravilhosas.
Cultivo-as todas com desvelo e carinho.
Em suas pétalas macias, meus sonhos aninho,
Alegro-me que sintam saudades de mim,
Que me queiram delas perto no jardim
Para contar-lhes das minhas inquietudes,
Por que comigo os amores são rudes.
Seu perfume colorido traz-me a brisa
E meu coração se tranquiliza.

Quero-as muito por serem formosas
E ouvirem com atenção minhas prosas.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagem:www.lopimagens.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário