domingo, 18 de fevereiro de 2018

Driso

O driso foi criado em agosto de 2009 por Montserrat Germá i Pifarré, poetisa espanhola, nascida em Cerviá de les Garrigues, atualmente vivendo na comarca de El Pla d´Urgell, ambas na Catalunha.
O driso nasceu inspirado no indriso, criação poética do espanhol Isidro Iturat com quatro estrofes, 3-3-1-1, que admite as variações: 1-1-3-3; 3-1-3-1; 1-3-1-3;3-1-1-3; 1-3-3-1.
O driso é um poema com cinco estrofes e três maneiras de distribuir nelas os versos, conforme acontece no indriso: 2-2-1 ( driso em sístole); 1-2-2 (driso em diástole); 2-1-2 (driso em sístole interna).

Também como o indriso, a rima, a métrica e o título ficam a critério do autor usá-los ou não.


Referência:
http://vademecum-poetico.blogspot.com/2009/12/el-driso.html


 Minhas mãos

Contemplo minhas mãos... pequenas...
São inquietas, não têm vontades.

Acompanham as cantilenas
Que emanam das imensidades.

Sou eu que não as compreendo.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagem: Tudo de Bom e bota Bommmm nisso!!




Salvação

Agarro-me a um fio de luz
Que no paraíso nasce tímido.

Abre o cinza das nuvens zangadas,

E reveste-me de poesia.
Desse modo vestida, resgato-me.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagem: DigiForum

Nenhum comentário:

Postar um comentário