quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Aldravia


Composição poética minimalista criada pelos poetas do movimento cultural aladravismo, que “defende a expressão de liberdade, o rompimento de barreiras formais de produção e a ousadia de criar conceitos novos.”
Segundo J. B. Donadon-Leal, “a aldravia, nome sugerido por Andreia Donadon Leal a uma forma elaborada por Gabriel Bicalho, com base na concepção de encontro com os sentidos na possibilidade real de se ter o máximo de poesia no mínimo de palavras”. Um poema simples com conteúdo, que deixe as portas abertas para interpretações.
O nome do poema vem de aldrava batente de porta.

Esquema:
·       é uma sextilha(6 versos);
cada palavra forma um verso (palavra-verso);
·       os versos iniciam por letras minúsculas;
·       não se usa pontuação (apenas ponto de interrogação e exclamação), nem título, nem métrica;
·       o poema aborda qualquer tema;
·       emprega-se mais a metonímia que a metáfora;
·       nomes de pessoas com sobrenomes e palavras unidas com hífen são considerados um verso. 

Referências
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm
http://www.kathleenlessa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=3819679


1.
cabelos
brancos
mascaram
uma
alma
infantil

2.
flores
morrem
lentamente
os
colibris?
distantes


3.
lua
vigia
poeta
eletrizado
de
amor


Mardilê Friedrich Fabre
Imagem: diariodigital.sapo.pt


21 comentários:

  1. Estou iniciando neste tipo de poesias..estou colocando no face...mas gostaria de me entrosar com poetas deste estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lu...entre em contato comigo pelo email:rosadsaron2010@hotmail.com

      Excluir
  2. Amei essa forma de escrever poemas.
    Gostaria de entrar em contato com mais alguém que escreve.
    Meu Facebook ...Veraiz Souza
    Grata
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. As pessoas preferemr ler testos curtos e inteligentes e a poesia como sempre parte na frente.
    Show Amei

    ResponderExcluir
  4. É maravilhoso adoro escrever.
    Mas não tenho formação então preciso sempre de correção.
    Mas amo poesias aí sempre escrevo e posto algumas. Eu participo de varios grupos de poesias. E maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Eu também amo poesias as vezes escrevo algumas.mas como não tenho formação tambem preciso de correções.participo de varios grupos adoro e admiro os poetas.
    É mgico escrever

    ResponderExcluir
  6. Escreve poemas é tão bom! Me da uma sensação de liberdade de experiência tão grande.
    Escreve é uma forma de expressão meus sentimentos.
    Eu recomendo muito pra quem está com dificuldades, triste com a vida, escrever, me ajudou na depressão.
    Quem quiser vê uns dos meus textos, vou deixar o link aqui: https://pachequinhatextos.wixsite.com/textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pelos erros de digitação. Minha tela está quebrada, me atrapalha ao digitar.

      Excluir
  7. Quero muito desenvolver esta arte poética

    ResponderExcluir