quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Terza Rima

É uma composição poética formada por tercetos, cuja rima segue este esquema: ABA BCB CDC DED, etc., isto é, o 1º e o 3º versos do terceto rimam entre si, e a rima do 2º verso comanda a do 1º e do 3º versos do terceto seguinte, assim sucessivamente. Nãolimite de número de tercetos, mas o poema termina por um monóstico, ou por um dístico, que rima com o segundo verso do último tercerto. 
Os versos decassílabos são os mais comuns, masliberdade para usar outros tipos de versos, como redondilhas maiores, octossílabos, dodecassílabos, etc.
Este poema foi criado por Dante Aliguieri na suaDivina Comédia”.

Referências:
PRATA, Lóla. E eu sei fazer versos? Bragança Paulista: ABR Editora, 2011.




Presente



Minha vida é dote divino,
Por isso a defendo com zelo,
E a angústia, e o receio elimino.

Foi a mim ofertada pelo
Criador meu, onipotente,
Meu pai, meu mestre, meu modelo.

Vivo-a benevolentemente,
Cultivo-a com muito cuidado.
As mazelas trato-as de frente.

Aturdo-me, às vezes, mas brado
Dificuldades, destemida,
Atrás do impossível sonhado.

O misterioso me intimida,
Humana que sou neste mundo,
A vida não é ferida.

Então de resplendor me inundo.

Mardilê Friedrich Fabre
Imagem: blog.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário