quinta-feira, 30 de julho de 2015

Reflexus



O reflexus é uma composição literária criada pelas poetisas Aila Brito e Esther Lessa.
Segundo as criadoras, o nome do poema significa que ele “se reflete para o próprio tema, é um dobrar o pensamento sobre o assunto”.
Características:
·         estrofes: 1 terceto, 1 dístico, 1 monóstico;
·         repetição do título, fechando o poema;
·         sem métrica;
·         esquema de rima: AAA, BB,o monóstico não rima (verso branco);
·         título.
Existem dois tipos de reflexus: o padrão e o livre. No primeiro, todos os versos devem terminar com palavras monossílabas; no segundo, não é necessário que os versos terminem com palavras monossílabas, e o monóstico pode rimar com o terceto.
O autor deve informar se o reflexus é padrão ou livre.

Referências:
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/5062985



Melancolia

Desperta com o sol graciosa flor
De suas pétalas ainda cai dor,
Porta no íntimo a triste cor.

No tom do seu vermelho não brilha o pó
Com o qual a lua a banhou de tanto dó.

Ao seu redor está prateado o chão...

                                 Melancolia...

(Reflexus padrão)



Saudade

Na tarde em que cai chuva discreta,
O silêncio da casa muito me afeta.
Minha alma, sôfrega, está tão quieta!

Uma nostalgia sem causa meu peito invade,
Só eu consigo senti-la com profundidade.

No meu imo, entre brumas, imagens diletas...

                                         Saudade...

(Reflexus livre)


Mardilê Friedrich Fabre

Imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário