domingo, 26 de junho de 2016

Gazela



Foi o poeta peruano Manuel González Prada quem introduziu em sua obra este tipo de composição literária. Ela consta de uma estrofe de 10 ou 12 versos de oito sílabas poéticas ou mais. Os dois primeiros versos rimam entre si, os demais versos pares rimam com os dois primeiros, e os outros versos ímpares não rimam, ficando assim o esquema da rima: AABACADAEA(FA).
O título é dispensado e pode versar sobre qualquer tema.

Referência:
http://vademecum-poetico.blogspot.com.br/2010/08/otras-formas-poeticas.html




Minha querida, não me deixes só,
Não morras como a flor; de mim tem dó.
Eflui em versos, não queimes minha alma.
Vê, peço-te em palavras de filó
Para que possas ser tênue e sutil
E em letras transversais gravar na mó
Este amor que me abrasa inteiramente.
E a vida me tombou em dominó...
Dance em sonoros cantos outonais
A poesia, que a tarde finda em pó.

Mardilê Friedrich Fabre

Imagem:www.flickr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário