sexta-feira, 8 de junho de 2018

Como escrever uma escada de trovas.


Criada a trova raiz, lembrando que uma escada serve tanto para subir como para descer, escolhemos se queremos criar:

A) uma escada de trova subindo

b) ou uma escada de trovas descendo.

São cinco estrofes. A trova raiz pode ser criada pelo próprio poeta  ou pode ser de outro poeta, desde que lhe seja dado o crédito.

No caso A – o último verso (4º) da trova raiz - é o 1º verso da 2ª estrofe, o penúltimo verso da trova raiz (3º) é o 1º verso da 3ª estrofe, o 2º verso da trova raiz é o 1º verso da 4ª estrofe, o 1º verso da trova raiz é o 1º verso da 5ª estrofe.

No caso B - o 1º verso da trova raiz é o 1º verso da 2ª estrofe, o 2º verso da trova raiz é o 1º verso da 3ª estrofe, o 3º verso da trova raiz é o 1º verso da 4ª estrofe, o ltimo verso (4º) da trova raiz é o 1º verso da 5ª estrofe.

Todas as trovas seguem as normas das trovas.
Colocar título.

 

Referências


FABRE, Mardilê Friedrich. À moda antiga: poemas. São Leopoldo: Oikos, 2012.







Fui flechada


Trova raiz 

(Subindo)

 

Não desdigo. Fui flechada.

Não fugi daquele olhar

nem da certeira “cantada”.

Então me pus a sonhar.

 

Mardilê Friedrich Fabre

 

Então me pus a sonhar

com o “Boa noite, Amor”.

Com encanto a divagar

nos poemas guardei dor. ”

 

Nem da certeira “cantada”

que, confesso, eu esperei.

Não pensei que desse em nada,

em minh´alma, ele era rei

 

Não fugi daquele olhar.

Atraía-me por certo

sem fazer-me agonizar.

Queria-me bem por perto.

 

Não desdigo. Fui flechada

com palavras de magia.

Soaram como toada

neste poeta que cria.

 

Mardilê Friedrich Fabre

Imagem: Dissertando Com Tempo

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário